Páginas

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Viagem a Madrid: Dia 5

No último dia desta nossa viagem a Madrid acordámos às 10h, fizemos as malas e dirigimos-nos à recepção do hotel para fazer o check-out e deixar lá as malas de viagem, pois o voo seria só às 18h40. Fomos tomar o pequeno almoço e entrámos na estação de metro Gran Vía, onde seguimos a linha verde até à estação Ventas. Como podem imaginar pelo nome da estação, decidimos ocupar a manhã do nosso último dia em Madrid com uma visita à Plaza de Toros de Las Ventas e ao Museo Taurino.
Convém esclarecer que somos totalmente contra as touradas e qualquer outro tipo de tortura de animais, no entanto decidimos fazer esta visita para tentar compreender um pouco melhor esta tradição e tudo o que ela envolve.

Plaza de Toros de Las Ventas

A Plaza de Toros de Las Ventas foi inaugurada em 1931 e é a maior praça de touros da Europa e a terceira maior do mundo em termos de capacidade, com cerca de 23.798 lugares. A praça apresenta um estilo neo-árabe e é semelhante ao estilo arquitetónico do Campo Pequeno, em Lisboa. É considerada a "Meca da Tourada", sendo a praça mais importante e exigente do mundo, pois desde 1931 ainda só lograram sair pela Porta Grande menos de uma centena de toureiros. Há tourada todos os domingos de Março a Outubro.

Porta Grande da Plaza de Toros de Las Ventas

Comprámos os bilhetes por 8€ cada (preços) e às 11h30 estávamos na Porta Grande para dar início à visita guiada. A Porta Grande é o sítio pelo qual qualquer toureiro que sair aos ombros da afición, tendo para tal conseguir um desempenho extraordinário que lhe permita receber duas orelhas dum touro numa tarde. Depois subimos as escadas e parámos no terraço para algumas explicações do guia sobre a arquitetura da praça. Prosseguimos e fomos ter às bancadas mais elevadas, que permitiram uma excelente vista panorâmica sobre todo o recinto.
Depois era hora de ir para dentro da arena para ter a visão que os toureiros e os touros têm quando estão lá. Não nos puseram a tourear, mas podemos pegar nas capas e nomeadamente a capa amarela e rosa era bem mais pesada do que parecia.
Sem dúvida que estar no centro da arena, no meio daquela areia misturada com sangue, foi o ponto alto desta visita, sendo que ainda vimos a Porta de Toriles (porta de onde entra o touro), Porta de Arrasto (para onde o animal é transportado no fim da tourada), o Passeio, a Porta de Enfermagem, a Porta de Cuadrillas (porta de onde entra o toureiro) e a Loja de recuerdos.

Lista de toureiros que saíram pela Porta Grande aos ombros da afición
Homenagem a Manolete na Porta Grande da Plaza de Toros de Las Ventas
Arena da Plaza de Toros de Las Ventas
Camarote Real na Plaza de Toros de Las Ventas
Camarote Real, visto do meio da arena

A Plaza de Toros de Las Ventas também contempla o Museo Taurino, que apresenta desde 1951 uma vasta coleção de objetos relacionados com o mundo tauromáquico. É interessante a visita a este museu para perceber mais um bocado sobre esta tradição, mas infelizmente não é permitido fotografar no seu interior.
Pudemos confirmar que o falecido toureiro Manolete era um autêntico ídolo e considerado o melhor toureiro de sempre e ficamos surpreendidos por constatar que os toureiros em Espanha tenham o estatuto de celebridades.

Estávamos a ficar com fome, de forma que entrámos na estação de metro Ventas, de onde seguimos até à Gran Vía para ir almoçar ao McDonald's. Terminámos às 14h de almoçar e depois aproveitámos para fazer umas compras e ir uma última vez até à Puerta del Sol e à Plaza Mayor (para ver fotos destes dois sítios veja o dia 2 desta viagem). Às 16h apanhámos o metro até ao aeroporto e despedimo-nos desta maravilhosa cidade.

Até um dia!

1 comentário:

  1. Ivan, quando vamos ter novamente posts das tuas viagens?
    Gosto muito de ler os teus posts :)

    ResponderEliminar